16 de jun. de 2012

Desabafo sobre jabás, "parcerias", dicas e blogs...


   O mundo dos blogs existe há muito tempo, e os blogs de beleza também não são novos. Eu acompanho a 'blogosfera' de maquiagem e beleza desde o início de 2008 e vejo que o objetivo de muitos deles tem sido cada vez mais distorcido.

   No início era um papo de amigas que dividiam as suas experiências com produtos e técnicas de beleza, trocavam dicas e se divertiam. Nessa onda de consumismo investigativo ficou cada vez mais fácil conhecer um produto antes de comprar, e mais difícil de errar em uma escolha.

  Acontece que essa onda também criou uma nova forma de consumismo e de fazer propaganda - afinal quem não prefere comprar um produto que uma blogueira ou "amiga" recomenda, do que um produto que a própria empresa recomenda na propaganda?

  Alguns blogs começaram a receber produtos das empresas para testar e até serem pagos para publicar posts sobre os produtos, promoções e etc. Até aí tudo bem, ok?! Quem têm ou já teve blog sabe o quanto dá trabalho fazer uma postagem bem feita, ter a responsabilidade de atualizar com frequência pra não decepcionar os leitores, pesquisar, fotografar, editar, escrever, divulgar...

  Claro que a gente faz isso porque gosta e gosta muito, mas não vejo nada de errado em uma blogueira ganhar alguma coisa pelo que faz, desde que seja honesto. O problema é quando esse vira o objetivo do blog, e os ganhos se tornam mais importantes do que a consideração com os leitores e a honestidade do que é publicado.

  Já faz tempo que eu vejo e agora com esses blogs denunciativos enxergamos ainda mais blogueiras que distorcem a sua opinião e suas recomendações por jabás, "parcerias". E na maioria das vezes esse trabalho é ainda escondido, um post pago mascarado de "dica de amiga".

Uma resenha é um post em que um produto é testado e usado mais de uma vez, e são considerados seus prós e contras, incluindo o preço. De que adianta uma resenha com uma foto do produto em que a menina testou na mão uma vez e diz que recomenda? "comprem na loja tal"

É lógico que blogueiras assim acabam perdendo a credibilidade com suas leitoras  (ou não, pois tem gente que ainda não vê isso!), mas o que me chateia de verdade é o preconceito que está sendo criado com todas as blogueiras, condenando qualquer ganho que alguém possa ter com o blog antes de considerar se ele é honesto ou não.

Entendo e também sou muito contra esse tipo de coisa que tem acontecido, mas ainda há sim blogs sérios e verdadeiros, e não acho que todos os blogs e parcerias tem que ser gongados pelos erros de alguns. Afinal, seria difícil termos tantos blogs de qualidade que conseguem ter tempo pra fazer bons posts e ter produtos pra resenhar, se nenhuma blogueira ganhasse nada com isso. É claro que quem cria um blog com o objetivo de ganhar dinheiro nunca vai conseguir seguir adiante - se considerarmos todas as horas dedicadas à um blog antes de se ganhar qualquer coisa, nada valeria a pena. Vale porque se faz por prazer.

Por causa de tudo isso que às vezes eu evito ficar falando sobre os produtos que eu usei. É claro que gosto de recomendar um produto que é bom, mas TODOS os produtos são substituíveis! Se você não tem alguma coisa, certamente tem um jeito de conseguir o mesmo efeito com outros produtos.

O All My Looks foi criado para compartilhar meus trabalhos e tentar passar um pouco do conhecimento que eu aprendi sobre maquiagem aqui na internet, e mostrar o quanto é fácil e importante se sentir bem consigo mesma!

O blog ainda é novinho e não teve nada de publicidade até hoje, mas as amizades, experiências e trabalhos que ele me traz são maravilhosos e incalculáveis! Tudo que eu recomendo é porque considero de verdade, e quando algum dia eu tiver uma parceria ou um post pago, podem ter certeza de que vai ser avisado, e só vai acontecer se também for bom e verdadeiro pra vocês.

Enfim, precisava dizer isso!
Beijos

0 comentarios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SHARE

Quem escreve?

Quem escreve?
JuliKa Oliveira, gaúcha de Porto Alegre, trabalha como maquiadora e designer de sobrancelhas e é apaixonada por beleza e compartilhar conhecimento! Contato pelo julika.oliveira@terra.com.br

Tags

tutorial (67) colorido (62) resenha (43) neutros (40) dicas (37) roxo (33) delineador (28) novidades (28) festa (25) artistica (22) azul (22) preto (22) dia-a-dia (20) dourado (20) make up (20) rosa (20) glitter (19) inspiração (16) trabalhos (16) swatch (12) make (11) paleta (10) tosquera (10) clientes (9) laranja (9) sobrancelhas (9) cilios postiços (8) vinho (8) NYX (7) coastal scents (7) concurso (7) dica (7) esmalte (7) lilas (7) verde (7) vult (7) BBB (6) fotografia (6) video gringo (6) youtube (5) antes e depois (4) crazy stuff (4) glítter (4) marrom (4) DIY (3) boneca (3) carnaval (3) maletas (3) organização (3) primer (3) TAG (2) maquiagem masculina (2) photoshop (2) vendas (2) c (1) coruja (1) fantasia (1) leve (1) pinceis (1) rimel (1)

cursos de maquiagem

quero me maquiar em porto alegre

anuncie no blog

Curta o All My Looks

Faça Parte!

All My Looks.com.br. Tecnologia do Blogger.

Sugestões