4 de set. de 2012

Como afinar o rosto - contorno e iluminação


Depois de muito tempo planejando, pesquisando, planejando mais e fotografando, hoje sai finalmente um tutorial de contorno!

Não é nada misterioso, eu só queria mostrar pra vocês da forma mais clara e simples possível os milagres que o contorno pode fazer para o acabamento da maquiagem e SIM, para afinar o rosto e mudar vários traços!

antes e depois contorno
Quem acompanha o blog no Facebook (curte lá!) já deve ter visto a foto do antes e depois que eu postei assim que fotografei o tutorial. E sim, eu demorei muito para postar, mas foi por uma boa causa e mais a frente eu conto para vocês! ;)
Então, vamos ao tutorial?

 O contorno de rosto nada mais é do que a ilusão de sombra e luz no rosto, modificando a forma como ele é percebido. Para isso, devemos usar sempre produtos OPACOS sem brilho algum, pois esses sim dão a ilusão de luz e sombra. Usar um bronzer com brilho não cria efeito de sombra e acaba deixando um aspecto "sujo"! Além do acabamento opaco, é bom fugir dos tons terrosos ou avermelhados, que não dão o mesmo efeito - a sombra tende para o cinza, não é mesmo?! Busque os marrons mais frios ou neutros.
O mais indicado é usar um pó alguns tons mais escuro do que a sua pele para fazer a sombra (contorno), e um pó mais claro para fazer a luz (iluminação). Também podemos usar produtos em creme, como corretivos e bases!

As parte que queremos esconder ou dar a impressão de trazer para trás, ganham a cor escura. As partes que queremos ressaltar e trazer para frente, ganham a cor clara:


As áreas a serem escurecidas são a lateral do rosto logo abaixo do ossinho das maçãs do rosto (que é o local que mais dá a impressão de rosto mais fino!), as laterais da testa, e abaixo do maxilar para disfarçar qualquer "papada" ou excesso nessa área. Para o nariz, escurecemos as laterais conforme o novo desenho que queremos criar.

Para iluminar, vamos clarear a área abaixo dos olhos, e também poderiamos iluminar a parte de cima do nariz, o centro da testa e o centro do queixo. É sempre bom lembrar que as áreas onde iluminamos tem a impressão de vir para frente, então não vamos iluminar o queixo se ele já tem um volume bom, nem a testa.

Cada contorno deve ser ajustado conforme o seu formato e características de rosto!

Então, vamos ao passo a passo?

Para começar preparei a pele com uma base da cor da pele, pronta para o contorno. Fiz também uma make simples nos olhos e sobrancelhas (só para não ficar com a make incompleta durante o tutorial!)



Pele pronta com manchinhas e imperfeições neutralizadas, é hora de descobrir o que você quer esconder e o que quer ressaltar. No caso dessa make, queremos dar a impressão de um rosto mais fino, e afinar o nariz.


Começo aplicando um corretivo mais claro para iluminar a área dos olhos até a linha do cabelo, criando um olhar mais alongado. Essa é a técnica muito usada pela Kim Kardashian, que o Goss mostrou aqui.


Para deixar o corretivo sequinho e todo o rosto pronto para receber o bronzer matte em pó, aplico um pó fixador translúcido (esse aqui, da Catharine Hill) com uma esponjinha, e depois retiro o excesso com um picel de pó.


Começando o contorno! O pincel pode ser qualquer um tipo de blush que seja pequeno o bastante para encaixar abaixo do ossinho das maçãs do rosto! Também pode ser um pincel de blush chanfrado, ou um pincel de pó pontudinho, o iportante é fazer a sombra chegar no local desejado com um pouco de precisão!

Para encontrar o local certo, é só fazer um biquinho com a boca (isso, essa cara ridícula mesmo! e não vale rir no meio do contorno! HAHAH) e aplicar o pó escuro na parte que "afunda". 

Acho que a foto é bem auto-explicativa:



Embora o contorno da lateral do rosto seja o que faz a maior diferença, eu não gosto de deixar a testa sem contorno pois dá a impressão de que o rosto não está equilibrado (fica mais escuro em um só local). 

Pra quem quer alongar o rosto, a dica é aplicar o contorno apenas nas laterais. Para quem tem o rosto comprido ou prefere diminuir a testa, é só aplicar o contorno também na parte de cima da testa, na raíz do cabelo!


Depois disso vamos escurecer abaixo do maxilar! Esse truque pode ser usado não só para disfarçar as gordurinhas indesejadas que podem aparecer por ali, mas também para dar profundidade ao rosto quando aplicamos a base até abaixo do maxilar. Para aplicar é só levantar um pouco o rosto e fazer o mesmo biquinho de antes. é importante esfumar bem essa região para não ficar nenhuma linha nítida demais!


Nas fotos eu fiz tudo super marcado para aparecer bem, mas "ao vivo" o melhor mesmo é que sejam sombras que se misturam com as linhas do rosto e se tornam quase imperceptíveis pra quem não está olhando diretamente para elas - o objetivo é que se veja só o efeito, e não o contorno!

Pra quem pesou na mão e aplicou demais (é super comum no início, como eu sempre digo a prática leva a perfeição!) é só esfumar tudo com um pincel de pó limpo ou com pó da cor da pele.

 

Contorno de rosto prontinho!


Agora vamos para a parte um pouco mais complicadinha: afinar o nariz.
Esse passo precisa de um pouco de treino para acertar, então não tente se arriscar de primeira sem nunca ter tentado, bem na hora de terminar aquela make bapho pra sair atrasada. Experimente a forma de aplicação, as cores e como você gosta do resultado, e treine!

Eu uso um pincel de sombra fofinho de esfumar (bem limpinho, cuidado pra não pegar o picel com resíduo de sombra escura ou colorida e se manchar toda!) e com ele aplico o mesmo pó escuro, ou uma sombra marrom clara bem de leve. 


Para afinar o nariz eu aplico o bronzer nas laterais, a partir da linha onde eu quero criar o novo "tamanho" dele. E para deixar o nariz mais arrebitado, é só colocar um pouco do produto em baixo da pontinha!

Esse truque dá muito certo, mas tem que ser bem esfumado e discreto, para não deixar uma linha evidente e marcada! Pra isso depois de aplicar tudo com cuidado, eu esfumo com um pincel pequeno de pó ou de blush. 

  

Rosto contornado!


Para completar aplico blush nas maças do rosto, em cima do ossinho em direção à raíz do cabelo (na altura da parte de cima das orelhas). Se for usar um blush muito rosa, prefira manter a cor concentrada mais no centro das maçãs!

 

Pra dar um pouco de brilho à pele que estava toda opaca, aplico um iluminador em pó com um leve shimmer! Dá uma cara de rycah! hahah



Prontinha! Linda, cara de rica, fina, rosto mais fino e magro, elegante... tudo de bom!




Eaí, vocês acham que faz diferença mesmo?!
Já fazem, ou vão experimentar em casa?!
Me contem!

4 comentarios:

Anônimo disse...

Ameiii... Vou testar amanhã

Anônimo disse...

O formato do meu rosto e o 'mesmo' que o seu, adorei a técnica fez a diferença.. O blog e ótimo, salvei em favoritos, você 'samba' muito, parabéns!!

Unknown disse...

Ocontorno feito cm base mais clara e escura,ele é feito antes ou depois da base cor da pele?

Unknown disse...

Oieeeeeee, que bronzer opaco vc usou e qual o iluminador(o shimmer)?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SHARE

Quem escreve?

Quem escreve?
JuliKa Oliveira, gaúcha de Porto Alegre, trabalha como maquiadora e designer de sobrancelhas e é apaixonada por beleza e compartilhar conhecimento! Contato pelo julika.oliveira@terra.com.br

Tags

tutorial (67) colorido (62) resenha (43) neutros (40) dicas (37) roxo (33) delineador (28) novidades (28) festa (25) artistica (22) azul (22) preto (22) dia-a-dia (20) dourado (20) make up (20) rosa (20) glitter (19) inspiração (16) trabalhos (16) swatch (12) make (11) paleta (10) tosquera (10) clientes (9) laranja (9) sobrancelhas (9) cilios postiços (8) vinho (8) NYX (7) coastal scents (7) concurso (7) dica (7) esmalte (7) lilas (7) verde (7) vult (7) BBB (6) fotografia (6) video gringo (6) youtube (5) antes e depois (4) crazy stuff (4) glítter (4) marrom (4) DIY (3) boneca (3) carnaval (3) maletas (3) organização (3) primer (3) TAG (2) maquiagem masculina (2) photoshop (2) vendas (2) c (1) coruja (1) fantasia (1) leve (1) pinceis (1) rimel (1)

cursos de maquiagem

quero me maquiar em porto alegre

anuncie no blog

Curta o All My Looks

Faça Parte!

All My Looks.com.br. Tecnologia do Blogger.

Sugestões