21 de set. de 2012

Cursos Profissionais de maquiagem - minha experiência e recomendações!



  Há muito tempo eu estou pra escrever sobre cursos de maquiagem profissional em geral e o curso que eu fiz. Recebo muitas perguntas sobre isso e nunca consigo responder com todos os detalhes que quero, então vou reunir aqui tudo que acho importante sobre esse assunto!

  Hoje consegui sentar e escrever TUDO, então se preparem porque esse vai ser um post LONGO! A quem não interessar, pode pular! 

  Eu fiz meu curso de maquiagem social profissional em agosto do ano passado, na escola de estética facial e corporal Bel Art, aqui de Porto Alegre. Na época eu já maquiava bastante gente e já fazia até tutorial no blog, mas quis fazer o curso pra profissionalizar mesmo e poder dizer que eu tinha uma formação oficial.

  Antes de escolher qual curso eu queria eu pesquisei todos os disponíveis na minha cidade, que não eram muitos. Encontrei desde SENAC e Mirage até Embeleze, anotei todos os horários, turmas, valores e quaisquer outras informações que eu encontrei e comparei os cursos

  Fazendo uma pesquisa mais superficial a maior diferença que você vai encontrar são os valores e o número de horas do curso. 

  Tem curso de 6 meses, tem curso de 30 horas. O tempo de curso que você quer fazer ou acha que precisa é algo bem importante pra se considerar. Não só o tempo de horas/aula do curso, mas o tempo que o curso tem de duração. O curso que eu fiz por exemplo tinha 30 horas de duração, no total de 10 aulas - bem pouco tempo pra quem não sabe muito ainda e quer uma formação completa, mas um tempo bom pra quem quer aprender o básico ou só oficializar. 

  Além da duração do curso, também é importante se informar sobre quantas aulas serão teóricas e quantas serão práticas. A teoria da maquiagem é importante, mas eu pelo menos prefiro aprendê-la junto com a prática, pois você pode ver o resultado real. Alguns cursos dão mais ênfase na teoria, outros mais na prática... Já ouvi falar de cursos que tem quase só aulas teóricas!

  E para praticar, você precisa aprender a maquiar os outros, e não você mesma – o curso é de maquiagem profissional, e não auto maquiagem né?! E para maquiar os outros você precisa de modelos para praticar. Alguns cursos oferecem modelos ou tem programas para conseguir voluntárias, e outros exigem que você leve as suas modelos. Dependendo do horário e de quantas amigas com paciência disponibilidade de tempo você tem isso pode ser bem complicado, então é bom levar esse fator em consideração!

  Uma dica bem legal é se oferecer como modelo para o curso que você está pensando em fazer, e assistir de perto como são as aulas! A professora geralmente é quem "faz" o curso, então saber quem ela é ou que estilo de maquiagens ela prefere também vai determinar qual o enfoque principal que o curso vai ter.

  Também é legal saber se o curso dá algum tipo de material de apoio de maquiagem mesmo, e se a lista de materiais OBRIGATÓRIOS é coerente ou não. Eu já ouvi falar de cursos onde havia listas enormes de materiais que depois você pode não usar ou não se adaptar, umas inclusive especificando marcas. Do tipo, 5 bases da MAC da linha TAL, 5 pós da MAC da linha tal, 5 cores disso, daquilo... Na minha opinião você é que tem que saber o que precisa para montar um kit, e o curso deve te prover o conhecimento e discernimento para saber o que é necessário ou não.

  Além disso também acho importante conhecer o espaço onde você vai ter as aulas, se tem estrutura e luz suficientes, que outros cursos a escola dá...

  Tudo isso é importante, mas sem dúvida o que eu mais recomendo pra escolher o seu curso é conversar com pessoas que já fizeram e se informar se recomendam, se é bom mesmo. Além de você se prevenir de cair em uma roubada, você já pode ver a qualidade do trabalho de quem fez o curso, e entender qual o reconhecimento que ele tem entre os profissionais do meio.

  Então, agora que já falei o que eu acho mais importante na hora de escolher um curso, vou falar um pouco sobre o curso que eu fiz.


  Dos cursos disponíveis na minha região as aulas eram sempre pela manhã ou manhã e tarde, o único que tinha aulas a noite era o curso no SENAC - que tinha duração de uns 6 meses e só tinha em Canoas, uma cidade próxima de Porto Alegre.

  Falei com algumas profissionais e ouvi falar muito bem do curso na Bel Art, mesmo os horários não sendo muito bons para mim.

  Acabei tendo que fazer as aulas pela manhã, e para isso tive que trancar duas cadeiras na faculdade, cadeiras que até hoje não consegui recuperar por causa dos créditos obrigatórios e blablablas de toda universidade federal. Por isso é bom levar em consideração também o quanto os horários vão "atrapalhar" a sua vida tanto durante o curso quanto depois! 

  Fora os horários, gostei muito do curso para mim. A estrutura e localização do curso é boa - no centro da cidade, com boa iluminação, cadeiras de maquiador, carrinhos e espelho para todas as alunas. 

  Ao total das 30 horas de curso foram 10 aulas e todas elas (exceto a primeira, de apresentação) foram práticas. A aula começava com a teoria e a demonstração de alguma técnica e produtos, e continuava com a parte prática!

  Eles não exigiam que você levasse modelos em todas as aulas (quem quisesse, podia!), e o que acontecia geralmente era que as alunas se maquiavam entre si. Em duplas, na primeira parte da aula prática eu era maquiada e na segunda parte eu maquiava minha colega. Isso é bem ruim em questão do tempo - se você tivesse modelos poderia maquiar o dobro do tempo! Mas ao mesmo tempo era bom pois ninguém ficava parado por não ter voluntárias disponíveis, e você também pode ver como é ser maquiado por alguém! Sentir como é ter produtos aplicados com as mãos ou com pincéis, ver que o perfume que você usa pode agradar ou enjoar uma cliente, ver que a cliente nota sim se você estiver nervosa ou cometer um erro... tudo isso que também é importante!

  O esquema com o material foi uma das coisas que mais me agradou! A escola pedia o mínimo de material obrigatório: um jogo de pincéis, esponjinhas, uma paleta para misturar as cores e só! Não precisava levar hidratante, base, sombras, lápis, nada disso! Todas as maquiagens usadas em aula eram da Catharine Hill, uma marca profissional bem boa e relativamente completa. 

  O melhor disso foi que no curso eu pude montar o meu material aos poucos e sabendo o que estava comprando, ouvindo ouvir a opinião de profissionais sobre o que é bom ou não, o que você usa realmente ou não no kit e etc. Sou super contra ter que comprar coisas obrigatórias, até porque além de você não saber se o negócio é bom mesmo na sua opinião, não vai pesquisar sobre outros produtos e saber se aquele realmente é o produto que mais vale a pena, e isso é uma das coisas importantes da profissão! 

  As professoras também foram um ponto super positivo! Digo as porque foram duas, as duas super boas e claro com uma visão e técnica um pouco diferente. Isso é bom para não acabar terminando com uma visão fechada, só com uma professora.

O que eu não gostei na verdade foi as técnicas meio pré-estabelecidas demais, padronizadas - mas acho que isso é comum em qualquer curso e deve facilitar para quem está aprendendo do início. Nas aulas não teve uma ênfase muito grande em onde fica bem iluminar ou escurecer os olhos, e os resultados que esses efeitos dão para cada formato ou tipo de olhos ou rosto - e sim várias "fórmulas" fechadas de como fazer, com passos exatos. Não tenho nada contra isso e funciona sim, mas eu gosto muito mais de ser criativa e ir valorizando o que cada pessoa tem, ao invés de fazer da maquiagem uma receitinha de bolo. Mas repito, para quem está começando deve facilitar bastante,  não dá pra pedir muita liberdade criativa de um curso profissionalizante!

  No geral eu considero que foi um bom curso, embora principalmente pelo tempo não tenha se aprofundado muito em assuntos que eu considero muito importantes, como o contorno e iluminação de rosto e teoria de cores. Pra mim foi bom mesmo assim porque me deu uma visão mais profissional da maquiagem, ensinando também práticas de higiene que antes eu nunca imaginaria - como por exemplo usar uma máscara higiênica para maquiar e uma paleta de metal para isolar os produtos em creme e não contaminar as embalagens. Pode parecer frescura para alguém, mas ficar 40 minutos sentada numa cadeira de maquiador sentindo a respiração de outra pessoa pode ser não só incômodo quanto anti-higiênico e perigoso do ponto de vista médico!

  Sobre o SENAC, que eu sei que vão me perguntar! hehe Eu não fiz o curso lá, mas já ouvi a opinião de várias meninas que fizeram e tem várias críticas e alguns elogios também é claro. Sei que a Eliana do Galoxas Roxas fez no de Canoas RS (o mais próximo de Porto Alegre) e a Karen do MAC Maniaca fez o curso em BH, e acredito que ambas se tornaram professoras de lá depois disso! Pra quem está pensando em fazer eu sugiro procurar pessoas que já fizeram o curso no mesmo lugar que você pretende fazer e ver a opinião de cada um! O curso muda completamente de lugar para lugar, e conforme também a professora que ministra o curso!

  O objetivo desse post não é recomendar ou gongar nenhum curso, e sim reportar as minhas experiências e o que eu acredito ser importante na hora de escolher o seu!

  Espero que seja útil para alguém, e qualquer dúvida fiquem a vontade para perguntar! ;)
Beijos para todos e todas!

0 comentarios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SHARE

Quem escreve?

Quem escreve?
JuliKa Oliveira, gaúcha de Porto Alegre, trabalha como maquiadora e designer de sobrancelhas e é apaixonada por beleza e compartilhar conhecimento! Contato pelo julika.oliveira@terra.com.br

Tags

tutorial (67) colorido (62) resenha (43) neutros (40) dicas (37) roxo (33) delineador (28) novidades (28) festa (25) artistica (22) azul (22) preto (22) dia-a-dia (20) dourado (20) make up (20) rosa (20) glitter (19) inspiração (16) trabalhos (16) swatch (12) make (11) paleta (10) tosquera (10) clientes (9) laranja (9) sobrancelhas (9) cilios postiços (8) vinho (8) NYX (7) coastal scents (7) concurso (7) dica (7) esmalte (7) lilas (7) verde (7) vult (7) BBB (6) fotografia (6) video gringo (6) youtube (5) antes e depois (4) crazy stuff (4) glítter (4) marrom (4) DIY (3) boneca (3) carnaval (3) maletas (3) organização (3) primer (3) TAG (2) maquiagem masculina (2) photoshop (2) vendas (2) c (1) coruja (1) fantasia (1) leve (1) pinceis (1) rimel (1)

cursos de maquiagem

quero me maquiar em porto alegre

anuncie no blog

Curta o All My Looks

Faça Parte!

All My Looks.com.br. Tecnologia do Blogger.

Sugestões