17 de mar. de 2014

Dicas profissionais pra fazer a maquiagem durar MAIS!


Quem nunca teve a impressão de que aplicou a maquiagem e ela começou a sair e desbotar bem antes do que o desejado?

Antes de começar a aprender mais sobre maquiagem eu sempre achava isso! Fazia minha make basiquinha com os produtos de farmácia de manhã e ao meio dia já parecia que eu não tinha feito quase nada! Comecei a melhorar os produtos e a duração aumentou consideravelmente, mas mesmo assim a maquiagem não durava o dia todo. O que realmente fez a diferença pra make durar mais foram as técnicas e truques que eu aprendi e desenvolvi!

 Não existe uma fórmula mágica pra fazer a maquiagem durar mais, não é culpa dos produtos e nenhum spray fixador sozinho vai dar conta do recado. O que existem são várias dicas e segredinhos que juntos são infalíveis para uma make mais duradora! ;)

Por isso montei pra vocês um resumo das dicas que eu acho que são mais importantes e mais funcionam pra fazer a make durar e não sair do lugar!



Começar a maquiagem com a pele limpa é o primeiro e mais importante passo pra maquiagem durar mais, independente de ser só uma make rapidíssima pra ir na padaria (hahah) ou aquela maquiagem super especial pra uma festa, e principalmente agora com o calor do verão!

Eu ja falei mais a fundo sobre a preparação da pele e cuidados no outro post aqui, mas basicamente rosto limpo, tonificado e hidratado é o ideal sempre antes da maquiagem. Se não tiver tempo ou disposição pra fazer tudo certinho pelo menos a pele bem limpa é essencial! Seja algum resíduo de maquiagem ou de sujeira do ar (a gente não enxerga mas a poluição suja muito a pele!), ou até mesmo a oleosidade natural, tudo isso atrapalha a fixação dos produtos aplicados.

Então nada de tirar o rímel ou o lápis mais ou menos ou deixar de lavar o rosto de manhã: mesmo quando se acorda de manhã o rosto não tá completamente limpo antes de ser limpo! hahah

Além de aumentar a duração da make, cuidar da pele sempre faz bem!






 Eu sempre digo que a base é feita pra uniformizar o tom da pele, e o primer uniformiza a textura.

Existem vários tipos e inúmeras marcas de primers faciais, e cada um promete um conjunto de benefícios diferentes. Tem os matificantes, os hidratantes, os fixadores, os que fecham os poros, que minimizam as linhas de expressão, os que protegem, entre muitas outras características.

Mas basicamente o que o primer faz é deixar a textura da pele mais lisa e suave, pronta para receber a maquiagem da melhor forma, aumentando assim a duração.

Tá, mas eu preciso de primer todos os dias?

Olha, eu acho que na maioria dos casos não é necessário. Mas também não é proibido! Pra quem não tem muitos problemas como oleosidade excessiva ou textura muito irregular na pele, o primer não é um produto essencial para o dia a dia. Mas especialmente para quando você vai ser fotografada ou vai fazer uma maquiagem com a pele mais caprichada, esse produtinho ajuda muito e aumenta bastante a duração da maquiagem também.



 Eu já mostrei várias vezes e não me canso de falar da importância de se usar uma base pra sombras pra aumentar a fixação e potencializar a cor de qualquer sombra nos olhos! (tem um post só sobre isso aqui)


Existem vários tipos de primers de olhos, bases pra sombras, sombras cremosas, cada um com uma vantagem diferente mas todos cumprem a mesma função: aumentar a duração da maquiagem dos olhos. Tem um guia sobre todos os tipos que existem aqui.

Ele potencializa as cores das sombras pra que você não precise aplicar produto demais, cria uma textura ideal que aumenta a aderência da sombra na pele dos olhos e melhora muito a duração, deixando a sombra mais resistente aos fatores externos como lágrimas ou até o seu dedinho coçado os olhos! hahah

Às vezes quando eu uso só uma sujeirinha de sombra nos olhos e acabo não usando um primer antes, depois de algumas horas ela já não tem a mesma cor (independente da marca da sombra), e eu sempre me arrependo de não ter usado uma base para fixar.

Não vou me alongar muito sobre o assunto porque eu já falei demais, mas mais importante do que qual primer você tem, o importante é usar.

Com o Eyeshadow Base da NYX ou o Paint Pot da MAC, que são os meus preferidos, as sombras dos olhos costumam durar mais de 24 horas.




 Tudo que é muito cremoso costuma ser escorregadio, certo?!

Com a maquiagem não é diferente. Produtos cremosos podem ser lindos, divos, maravilhosos, mas se eles não tiverem um acabamento mais sequinho a duração não vai ser tão longa, pode apostar.

Quer ver um exemplo muito básico disso: Gloss! Já viu algum gloss durar mais que um batom matte bem sequinho? Não tem jeito!

Então baseado nisso existem alguns truques que funcionam muito bem pra fixar o lápis e até mesmo o batom: fixar os batons cremosos com pó translúcido, ou no caso do lápis de olho com sombras em pó.

Isso faz com que a cremosidade do produto fixe na pele, e a camada do produto sequinho aplicado em cima protege pra que ele não saia do lugar.

Eu já mostrei em um post o truque de fixar o lápis de olho com sombra aqui no como fazer qualquer lápis de olho durar o dia inteiro. E a mesma lógica funciona com o batom: é só aplicar uma camada de pó translúcido em cima daquele batom muito cremoso que ele fica matificado e fixado. Já mostrei em um post isso em mais detalhes também, aqui.



Parece que vai dar tudo errado e que você vai estragar o batom, mas depois de tirar o excesso com um pincel a camada de pó fica transparente e a textura fica bem sequinha. Pra quem quer um meio termo entre a secura total e a cremosidade original do batom, dá pra aplicar mais uma camada fininha do mesmo batom depois do pó que ele também fica fixado no lugar!



Seguindo a mesma lógica de secar produtos em creme com pó, surge o truque do blush que faz ele durar mais também!

Logo depois de aplicar a base você pode aplicar um blush cremoso (ou em mousse, líquido... qualquer textura que não seja pó!). Depois de aplicar o resto da maquiagem e o pó facial, se aplica de novo um blush, dessa vez em pó. Assim, mesmo quando o blush em pó começar a desbotar, ali em baixo tá o blush cremoso pra não te deixar de cara pálida! hahah

Só cuidado na mão pra não pesar demais e deixar o blush muito marcado!



Muita gente pergunta se eu uso ou se é importante usar os fixadores em spray pra fixar a maquiagem. Eu sinceramente não acho que eles façam tanta diferença (vamos falar deles em seguida)

O que eu vejo que faz diferença mesmo é o pó fixador translúcido, que ajuda a deixar tudo sequinho, selado e fixado, pra que a maquiagem não saia do lugar.

É um produto profissional e não é toda marca que tem, mas pra quem quer investir na fixação da sua make eu acho a melhor opção. Eu tenho gostado bastante da versão da Catrice, que é parecido com o Prep + Prime da MAC, e uso também o da Catharine Hill (tem resenha aqui), e parece que agora a Mary Kay também tem um! Cada vez mais as marcas tem colocado esse produto na sua linha, é só procurar que você encontra ;)



E os famosos fixadores em spray! Na minha opinião eles são supervalorizados, e nenhum vai dar um resultado maior do que o uso dessas dicas em conjunto.

Mas eles podem sim ajudar a aumentar ainda mais um pouquinho a duração da maquiagem na pele.

Prefira os líquidos aos em aerosol, pois eles são mais leves! De todos os em aerosol que eu já experimentei, a maioria deixou os cílios duros e a pele mais oleosa depois de algumas horas.

Os líquidos tem de vários tipos e cada um com uma função. Tem os que dão um acabamento dewy, mais saudável e molhadinho na pele, os matificantes que ajudam a segurar a oleosidade, e os que somente fixam.

Eu gosto muito do All Nighter da Urban Decay que fixa sem alterar a textura, e o Fix + da MAC pra dar um acabamento mais saudável e luminoso (e tirar o aspecto de pó da pele quando se usa um pouquinho demais).


  • É isso gurias! Seguindo essas dicas você pode confiar que a sua maquiagem vai durar muito mais sem precisar ficar retocando! 




Quando eu uso essas técnicas aliadas com bons produtos a make fica intacta pelas primeiras 12h, e bem inteira por até umas 18h, e vai desbotando aos poucos.

Tenho muitas clientes que maquiam no início da tarde e me contam que tiraram a maquiagem só de manhã depois da festa e estava inteirinha!

O único problema depois é retirar a make que dá um pouquinho mais de trabalho! Mas isso não é um problema de verdade né?!

Beijos beijos!

0 comentarios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SHARE

Quem escreve?

Quem escreve?
JuliKa Oliveira, gaúcha de Porto Alegre, trabalha como maquiadora e designer de sobrancelhas e é apaixonada por beleza e compartilhar conhecimento! Contato pelo julika.oliveira@terra.com.br

Tags

tutorial (67) colorido (62) resenha (43) neutros (40) dicas (37) roxo (33) delineador (28) novidades (28) festa (25) artistica (22) azul (22) preto (22) dia-a-dia (20) dourado (20) make up (20) rosa (20) glitter (19) inspiração (16) trabalhos (16) swatch (12) make (11) paleta (10) tosquera (10) clientes (9) laranja (9) sobrancelhas (9) cilios postiços (8) vinho (8) NYX (7) coastal scents (7) concurso (7) dica (7) esmalte (7) lilas (7) verde (7) vult (7) BBB (6) fotografia (6) video gringo (6) youtube (5) antes e depois (4) crazy stuff (4) glítter (4) marrom (4) DIY (3) boneca (3) carnaval (3) maletas (3) organização (3) primer (3) TAG (2) maquiagem masculina (2) photoshop (2) vendas (2) c (1) coruja (1) fantasia (1) leve (1) pinceis (1) rimel (1)

cursos de maquiagem

quero me maquiar em porto alegre

anuncie no blog

Curta o All My Looks

Faça Parte!

All My Looks.com.br. Tecnologia do Blogger.

Sugestões