14 de out. de 2013

Como preparar a pele para a maquiagem


Limpar, hidratar e tonificar. Parece balela de tanto que a gente ouve desses tais 3 passos, mas eles realmente são a etapa mais importante para fazer com que a maquiagem dure mais.

E não precisa de nenhum produto mágico, especial ou caríssimo. Em qualquer farmácia você encontra produtinhos acessíveis e eficientes pra seguir esses 3 passos que fazem a maior diferença pra aumentar a qualidade e a duração da pele na maquiagem. 

Tanto tempo de blog e nunca tratei a fundo desse assunto tão importante que parece ser óbvio pra quem já está acostumada a maquiar, mas nunca é demais reforçar! 



Quando uma cliente senta na minha cadeira pra maquiar, independente de estar maquiada ou com o rosto limpinho uso sempre um bom demaquilante, um tônico e hidratante de acordo com a pele.

Pode parecer que não é tão importante quando o rosto já está limpo ou mais ou menos limpo, mas uma pele bem limpa e preparada faz toda a diferença no resultado final da make.



Demaquilar muito bem os olhos e retirar 100% dos excessos de rímel e sombra pode dar um pouquinho de trabalho, mas é essencial pra que as sombras fixem mais e a próxima máscara de cílios fique perfeita sem acumular ou grudar as pestanas.

Limpar bem a pele mesmo que você já não esteja maquiada também é um passo que não dá pra pular! Mesmo quando a gente acabou de sair do banho e lavou o rosto ainda pode ter algum resíduo na pele. Ainda mais se você está de cara lavada mas já saiu na rua, é impressionante a quantidade de impurezas do ar e da poluição que acumulam na pele!

Existem basicamente 3 tipos de demaquilante: Os a base de óleo (que são os mais potentes e eficientes para remover maquiagem a prova d'água), os Oil Frees que prometem também ser eficientes, mas nem sempre dão conta das máscaras mais resistentes, e os leitosos, ideais para remover a maquiagem da pele, não tão pesada.


Os tipos de demaquilante e as características de cada um são assunto para um post sozinho, mas basicamente eu gosto de usar um demaquilante a base de óleo nos olhos e boca, e um mais leve que pode ser leitoso ou líquido no resto do rosto. Um que eu gosto muito é esse bifásico da L'oreal que já mostrei aqui.



Depois de limpar pode parecer que não faz muita diferença a tonificação, mas esse passo ajuda a equilibrar o PH da pele e retirar as impurezas mais profundas que podem não ter saído com o demaquilante.

 Existem tonificantes específicos para cada tipo de pele: as mais oleosas pedem um produto mais forte e adstringente, já as mais secas e delicadas pedem um produto mais leve e até leitoso.

Ele ainda suaviza e refresca a pele, deixando ela pronta pra receber a hidratação.

Existem tônicos específicos para cada tipo de pele, seja ela mais sensível e seca (os hidratantes), mais oleosa (os adstringentes, que podem ser bem fortes e até alcoolicos como esse da Clean and Clear!). Tem até tônico anti-idade com efeito de lifting, esse da Nivea Visage é bem bom - não faz milagre mas dá uma puxadinha na pele sem ressecar! 






E a etapa mais pulada e importante: a hidratação.

Os processos de limpeza e tonificação retiram parte da oleosidade boa e natural da pele, o chamado manto hidrolipídico, que mantém a pele equilibrada e protege dos radicais livres como os agentes agressores externos. Ou seja, depois de limpar bem a pele é indispensável hidratar.

TODAS as peles precisam de hidratação, desde as mais secas até as mais oleosas!

Tem uma forma de explicar o funcionamento da pele super simplificada que eu acho útil pra entender isso:
  • A pele é basicamente feita de água e óleos naturais (entre outras milhares de substâncias, é claro).
    Pra pele estar hidratada ela tem que estar com níveis equilibrados de água e óleo.
Peles secas produzem menos óleo do que o necessário e precisam da reposição tanto da água quanto de óleo com hidratantes mais potentes e nutritivos, específicos para esse tipo de pele.

Peles oleosas produzem mais óleo do que o necessário, mas ainda assim precisam da reposição da água, que é perdida ainda mais com o uso de produtos que combatem a oleosidade. Se não é usado nenhum hidratante e a pele precisa de água, ela vai "sugar" toda a água da base e deixar a pele com aquele aspecto craquelado, sabe?!

Usando um hidratante oil free com textura leve e aquosa, como os em gel, o resultado final é a produção de menos oleosidade e uma pele com aspecto mais saudável, que vai fazer a maquiagem durar muito mais.







Meu hidratante preferido para pele oleosa é o Effaclar Mat da La Roche Posay. É carinho, mas deixa a pele matificada como nenhum outro. Pra peles secas, essa da Neutrogena Ultra Light funciona super bem, hidratando sem deixar a pele pesada. Opções mais em conta e que também funcionam super bem são esses da Panvel! Foram os primeiros que eu experimentei e também dão conta do recado legal!



Depois da preparação e limpeza adequada da pele, seguem os passos normais da make. Mas sem dúvida só uma pele bem preparada já garante 20% de uma maquiagem bem feita e duradoura.

Seguir esses 3 passos na sua rotina de cuidados diários com a pele de manhã e de noite (ou pelo menos só de noite), retirando bem toda a maquiagem para a pele passar a noite limpinha e hidratada, já é receita quase certa pra ter uma pele saudável.

A partir desses 3 passos você pode acrescentar conforme seu tipo de pele e o que a sua dermatologista recomenda produtos mais ou menos hidratantes, específicos para acne, anti-idade, enfim! O importante é não deixar de cuidar da pele e sempre limpar muito bem depois de usar a maquiagem.

Aliás, vocês viram aquela reportagem da mulher que ficou 30 dias sem retirar a maquiagem e a pele envelheceu o equivalente a 10 anos? O resultado é impressionante, eu nunca mais dormi tranquila sem demaquilar direitinho! hahah

Ainda essa semana sai um post com X dicas de como fazer a maquiagem durar mais (e sim, essa é a primeira!)

1 comentarios:

Luize disse...

Eu amo seu blog!! Vc é uma profissional e tanto!! Meu sonho é me tornar maquiadora acho que estou mais proxima de realizar este sonho e adoro suas dicas são importantes para mim vc não imagina o quanto!!!!bjooooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SHARE

Quem escreve?

Quem escreve?
JuliKa Oliveira, gaúcha de Porto Alegre, trabalha como maquiadora e designer de sobrancelhas e é apaixonada por beleza e compartilhar conhecimento! Contato pelo julika.oliveira@terra.com.br

Tags

tutorial (67) colorido (62) resenha (43) neutros (40) dicas (37) roxo (33) delineador (28) novidades (28) festa (25) artistica (22) azul (22) preto (22) dia-a-dia (20) dourado (20) make up (20) rosa (20) glitter (19) inspiração (16) trabalhos (16) swatch (12) make (11) paleta (10) tosquera (10) clientes (9) laranja (9) sobrancelhas (9) cilios postiços (8) vinho (8) NYX (7) coastal scents (7) concurso (7) dica (7) esmalte (7) lilas (7) verde (7) vult (7) BBB (6) fotografia (6) video gringo (6) youtube (5) antes e depois (4) crazy stuff (4) glítter (4) marrom (4) DIY (3) boneca (3) carnaval (3) maletas (3) organização (3) primer (3) TAG (2) maquiagem masculina (2) photoshop (2) vendas (2) c (1) coruja (1) fantasia (1) leve (1) pinceis (1) rimel (1)

cursos de maquiagem

quero me maquiar em porto alegre

anuncie no blog

Curta o All My Looks

Faça Parte!

All My Looks.com.br. Tecnologia do Blogger.

Sugestões