31 de jan. de 2013

Cabelos: Como passei do preto ao ruivo acobreado


  Finalmente aqui estou eu para contar a longa história sobre a cor do meu cabelo, como eu passei do preto ao ruivo acobreado.

  Alguns meses atrás meu cabelo era bem escurão, um castanho escuro quase preto mesmo, e hoje depois de muito trabalho e sofrimento, consegui transformar ele em um ruivo claro. 



Pra entender melhor o mundo da química e como as tintas funcionam, é super importante ter uma noção de como funciona a numeração das tintas de cabelo.

Não vou me prolongar muito, só mostrar rapidinho como funciona, pra quem não conhece entender melhor!

Geralmente quando a gente escolhe uma tinta de farmácia, vai pela cor do cabelo na caixinha, né?!
Ou mesmo se vamos escolher uma tinta profissional, vamos pela cor da amostra. Mas todas as cores tem um número, e escolhendo a cor pelo número você tem muito mais chances de acertar

Então, como funciona?

As cores de cabelo são divididas em altura (do mais escuro ao mais claro), que é representada pelo primeiro número, e em e reflexos (conforme a cor), representada pelo número depois do ponto.


  Assim, um cabelo castanho claro natural usa o número 5.0, assim como uma cor de número 6.6 é um loiro escuro avermelhado, e um 7.4 seria o equivalente ao loiro médio acobreado.

  Algumas colorações não usam o ponto, e podem também ter dois números depois do ponto, indicando dois reflexos diferentes ou um reflexo mais intenso, quando o número é repetido (por exemplo, 8.43 seria loiro claro acobreado dourado, e 8.44 um loiro claro acobreado intenso, e o )

  Isso é super útil pra quem vai se aventurar a pintar o cabelo sozinha, ou mesmo escolher o tom ideal para levar a um profissional, pois entendendo qual o seu tom atual e qual o tom ideal, fica bem 
mais fácil saber como chegar lá!



A cor natural do meu cabelo é um castanho claro, mas ele estava pintado de preto, na altura de um 2. 

Quando eu comecei a pensar em trocar de cor e descobri que o preto é a cor mais difícil de tirar do cabelo, comecei a deixar crescer a raiz e usar somente tonalizante castanho médio. 

A minha cor dos sonhos no momento era um ruivo acobreado laranjinha mais natural, entre o 7.4 (chamado tecnicamente de loiro médio acobreado) e o 8.4, ainda mais claro.

Para chegar nesse tom, eu teria que abrir (ou "subir") 5 tons no meu cabelo, o que é impossível de se fazer somente com tinta, principalmente com um cabelo que já tem coloração no fio.

Porque tem aquela famosa regra: tinta não clareia tinta. Então para clarear eu teria que decapar e/ou descolorir, antes de jogar uma tinta da cor que eu queria.
  • Fui em alguns cabeleireiros e me disseram que não tinha como clarear meu cabelo até o tom de ruivo que eu queria - que pra tirar a tinta preta, só esperando crescer todo o cabelo novo. 


meu cabelo com o preto já um pouco desbotado, e a raiz virgem"



Depois de passar alguns meses evitando a tinta, fiquei com uns 4 dedos de raiz natural (como na foto acima), mas ainda tinha muita tinta preta no comprimento do cabelo e a minha paciência não ia esperar 2 anos até o cabelo crescer todinho de novo.

Então antes de tentar descolorir, pesquisei e experimentei a decapagem com o produto Dekap Color. A decapagem nada mais é do que a retirada da tinta do cabelo, mas diferente de uma descoloração.


     O Dekap Color não contém amônia, e por isso não detona tanto o cabelo e também não clareia o cabelo natural, virgem. Ele age só retirando os pigmentos de tinta do cabelo, portanto quem tem uma coloração mais escura do que a cor natural do cabelo vai clarear o cabelo usando o produto. Quem já tinha luzes ou descoloração antes de usar uma tinta mais escura, pode clarear ainda mais o cabelo só com ele.

    Vi algumas fotos de resultados dessa decapagem (é só procurar no Google que vc acha várias resenhas!), e resolvi experimentar. O produto diz que retira total ou parcialmente a tintura dos cabelos, e que pode precisar de várias aplicações dependendo de quanta tinta tem acumulada. As instruções são para fazer até 2 aplicações de 30min em um dia, e dar um intervalo de 1 semana até reaplicar.

Fiz isso e meu cabelo já ficou bem mais claro, quase todo do tom da minha raiz, puxando para um tom mais avermelhado. Ele não ficou muito danificado, mas como o produto retira a cor, o cabelo fica com uma cor sem vida e sem brilho.

Eu não aguentei esperar mais uma semana e pra reaplicar e parti para a parte mais complicada: a descoloração.

Eu sabia que a descoloração ia fragilizar muito meu cabelo, e estava preparada para isso. Antes de toda essa aventura, meu cabelo era super saudável e hidratado, então eu sabia que ele ia resistir.

Se você já tem o cabelo muito fragilizado, não tente isso em casa! hahah
E se tentar, é super importante acompanhar de 5 em 5 minutos o estado do fio (com a descoloração ele começa a ficar elástico, e depois disso vem a quebra químia e sim - ele pode CAIR). Pra quem vai tentar, eu recomendo ler um post super completo da Joyce AQUI que explica bem como a descoloração funciona!

Usei um descolorante da Igora, linha profissional da Schwarzkopf com água de 30 volumes e apliquei no cabelo todo.


O problema é que o descolorante clareia super rápido na raiz (e onde o cabelo é virgem), e bem devagar onde tem resíduos de tinta. Por isso, eu apliquei o descolorante primeiro no comprimento por 25 minutos, deixando uma distância da raíz, e apliquei no restante só nos ultimos 15 minutos. Mas como eu tinha usado dekap color, a separação entre a raiz e o cabelo com tinta não estava mais nítida...

Nos pontos onde o espaço da raiz que eu deixei foi menor do que a raiz verdadeira (ou seja, o produto ficou muito mais tempo onde já não tinha tinta), ele ficou super claro. E nos pontos onde o espaço ficou maior do que a raiz, (ou seja, nem toda a parte com tinta foi coberta) ele ficou com uns pedaços escuros. Além disso, ainda tinha várias manchas no topo da cabeça.
Deu pra entender? Enfim, ficou manchado!

Fiz mais uma descoloração com a ajuda da minha irmã para enxergar os pontos em que eu não conseguia ver, e igualamos um pouco a cor.

O resultado: um cabelo loiro médio super amarelo/laranja, tipo mico leão dourado.
E super fragilizado e elástico.

Agora que eu já tinha o cabelo na altura que eu precisava, era só jogar a tinta da cor que eu queria e esperar que ela igualasse um pouco as manchas.


Usei a coloração 7.4 da Alfaparf e ficou assim:


Dá pra ver na primeira foto que as minhas pontas ficaram super detonadas, e como já eram desfiadas perderam muita massa capilar. O cabelo só ficava decente com muito óleo de argan como finalizador e chapinha.

No geral não parecia muito manchado, mas quando começou a desbotar começou a aparecer que a raiz estava mais clara que as pontas. A cor ainda não estava tão clara quanto eu queria, mas mesmo assim no mês seguinte acabei usando a tinta 6.4 (ainda mais escura!), para poder emparelhar a cor.


6.4 alfaparf

Eu achei que ficou legal, mas bem mais escuro do que eu queria!

Então depois de um tempo recorri a uma profissional pra ajeitar de vez a cor do meu cabelo. Fizemos outra descoloração no cabelo todo e dessa vez ficou bem claro, ainda detonado, mas não manchado!

Com o cabelo claro, é só jogar a tinta que quiser que pega tranquilo!

E então eu fiz a coisa certa pela primeira vez: antes de jogar uma tinta no cabelo sem ter certeza se ia gostar da cor, eu tonalizei primeiro. 

E é isso que eu aconselho se fazer quando não se sabe ainda a cor que gosta de verdade. A cor que fica linda na fulana muitas vezes não é a que fica melhor em você!

Depois de algumas experiências que eu não gostei muito (usei o 9.0 da wella com o mixton 0.34, mas ficou amarelo! tentei usar só o tonalizante hard colors na cor crazy orange da kert mas ficou laranja demaais!), experimentei o tonalizante 8.4 da alfaparf e adorei!

É claro que pra completar o drama, parece que a alfaparf tirou essa cor de linha (SIM, TAMBÉM NÃO ENTENDO POR QUÊ!), e tive que procurar substitutos.

Achei a mesma cor 8.4 na linha Yellow, que é da Alfaparf, e substituiu bem a cor!




Hoje em dia uso uma mistura de 3 partes (45g) da 8.4 da yellow/alfaparf com 1 parte (15g) de 7.4 da alfaparf, para deixar o tom levemente mais escuro - pois acho que assim combina mais com meu tom de pele!

Eu também acabei cortando bastante o cabelo, um pouco para tirar as pontas ressecadas e também porque estava cansada daquele corte chanel de bico que usava a bastante tempo.


Não dá pra deixar de dizer que essa cor dá muito trabalho pra se alcançar (pra quem já é loira é mais fácil, ok), e também dá muuito trabalho pra manter! Em 6 lavagens a cor já está desbotando e começa a ficar aquela coisa "água de salsicha", além de ser uma das cores de tinta que mais resseca os fios! E depois de todo esse trabalho pra chegar na cor e pra manter, dizem que tirar também é super difícil! Se você for para uma cor mais escura é tranquilo, mas se quiser voltar para um loiro por exemplo, o pigmento laranja custa muito pra sair do cabelo, e sempre volta um pouquinho!

Então pra quem vai tentar, pense bem antes!

Apesar de tudo isso, eu adorei toda essa aventura pra chegar na cor que eu queria e amo a cor, então pra mim todo o trabalho vale a pena!

  • Pra quem está pensando em tirar o preto do cabelo, o que eu diria: não é impossível (como alguns cabeleireiros afirmam), mas dá muito trabalho e exige paciência!
  • Pra quem está pensando em chegar em um ruivo acobreado, eu diria: tenha MUITA paciência e esteja preparada para gastar muito tempo e dinheiro com tintas e tratamentos sempre, pois o cabelo ruivo exige manutenção semanal de cor e de hidratação (dependendo de fio pra fio, claro)
  • Para os dois casosesteja pronta para cortar bastante as pontas ou trocar o corte do seu cabelo, pois tantos procedimentos químicos danificam muito o cabelo! Por isso eu diria que o ideal é deixar ele mais comprido para depois fazer os procedimentos!



Ainda tenho milhares de coisas pra falar sobre como mantenho a cor (que é super complicada e desbota muito rápido) e sobre os tratamentos que fiz pra recuperar o cabelo, mas isso fica pra outro post!

Quem tiver dúvidas pode perguntar nos comentários, que eu vou respondendo o que puder e já pensando qual o próximo assunto mais urgente pra falar! hehe

Ruivas de plantão e interessadas: vamos compartilhar nossas experiências! Me contem a história de vocês, qual produto funciona e qual não - tô super curiosa pra saber se sou só eu a louca do cabelo! hahha

Beijão!

18 comentarios:

Munisa Galficar disse...

estou a adorar o teu blog, vou seguir.
beijinho*

nalu disse...

Adorei seu blog.. Encontrei por acaso pois estou tirando minhas duvidas sobre cabelos ruivos. Meu cabelo é castanho escuro, porém tenho ombré hair tom mel nas pontas.. Estou querendo mt inovar e meu cabelereiro disse que o tom avermelhado ficaria otimo pra mim (sou morena clara) porem estou morrendo de medo, nunca mudei radicalmente e logo de cara comprei 6.66 da Garnier que diz pegar mesmo em tons mais escuros.. Meu namorado esta me apoiando mt, por isso vou pintar. Seja o que Deusbquiser

Anônimo disse...

Usei a 8.45 da kostume kolor e ficou perfeita! Tem uma fixação maior por causa reflexo Aracaju!

Anônimo disse...

Tenho cabelos tingido na cor preta mais minha raiz ja tem dois dedos virgens... E queria jogar un reflexo meio avermelhado...o q me sugere..?

Anônimo disse...

Meu email e maynaraflor@gmail.com obb...

Anônimo disse...

Que lindo! Parabéns, sem contar que tua beleza é de se notar rs. Realçou teus olhos. (: gostei.

Anônimo disse...

Oi meu cabelo é curto e ta preto e na raiz castanho escuro e qro pinta lo p tirar o preto (pode ser qualquer cor) mas qria castanho e luzez azul . caroline1dnx@live.com

Anônimo disse...

Oii adorei sua cor..vc pinta a sombrancelha Tbm? livia_klug@hotmail.com

Unknown disse...

Oi! Eu tenho o cabelo tingido da cor 666, pra eu chegar no laranjinha vou precisar descolori-lo?

Unknown disse...

Vc usou a 7.4 com qual ox???

Anônimo disse...

Oi eu estava com o cabelo num tom de 7.3 daí passei um tom de 7.44 +9.3 um tubo de cada com ox de 30 da kostume kolor e ficou vermelho ,socorro fiquei com a raiz gritando e não gostei da cor que ficou quero um loiro dourado de novo , oque eu faço agora por favor me ajude!!!

Irene Hanara disse...

Adorei todas as dicas, meu cabelo é castalho claro e tem algumas mexas loiras e meu sonho é que fique dessa cor. Já decidi pintar, com um 8.4 ou um 7.6 será que ficará da forma que eu quero ?

Anônimo disse...

Nossa...
Parabéns pelo post e muitíssimo obrigado =D
Agora não sei se terei coragem realmente xD
Espero ter a sua coragem
beijos e continue nos ajudando =)

Anônimo disse...

fernanda.oliveira2@outlook.com

mylly disse...

O descolorante ag mais rapido na raiz por causa do calor no couro cabeludo. Note que descolore mais rapido ainda na parte das temporas.
O dekap color realmente funciona (qnd vc n tem tanta tinta no cabelo) sem esquecer do cheiro sufocante dele.
Qnd vou descolorir, prefiro passar um creme de idrataçao da Amend que neutraliza o amarelado, assim nao fica muito desregular a cor.
Otimos produtos da Blond e da Alfapaf (e caros tb rsrs)
Vou tentar achar um castanho avermelhado pro meu :s
Bju

Anônimo disse...

Olá
Você hoje ainda é ruiva? Se arrependeu em algum momento? Tenho cabelo escuro virgem e quero ruivo acobreado e to sem coragem pra pintar!

paloma.ruiva10@gmail.com disse...

Não sei se você ainda acompanha os comentários mas se alguém puder me ajudar fui ruiva por 10 anos e resolvi mudar pintei de castanho escuro com uma tinta bem fuleira rsrs pq achei que ia desbotar e voltar pro vermelho já tem 6 meses e nada de desbotar aí resolvi passar decapcolor já passei 3 vezes e esse raio de castanho não sai não clareia e graças a Deus tbm não danificou o cabelo aí resolvi passar um vermelho por cima aí começa a tragédia ficou horrível uns 4 dedos de raiz ruivo e o restante castanho escuro o que eu fiz passei o decapcolor mais uma vez aí ficou um tom água de salsicha mas o castanho continua aqui o que posso fazer para tirar essa cor do meu cabelo não sei c vou aguentar ficar uma semana com esse cabelo assim e quando começar a crescer meu cabelo é castanho médio a claro vai ficar um carnaval ����

Unknown disse...

Nossa ficou vermelho a raiz??? Vou pintar meu cabelo de ruivo essa semana porém no tom 6.4 mas meu cabelo está castanho será que vou ficar com a raiz vermelha e meu cabelo castanho???😰😰😰

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SHARE

Quem escreve?

Quem escreve?
JuliKa Oliveira, gaúcha de Porto Alegre, trabalha como maquiadora e designer de sobrancelhas e é apaixonada por beleza e compartilhar conhecimento! Contato pelo julika.oliveira@terra.com.br

Tags

tutorial (67) colorido (62) resenha (43) neutros (40) dicas (37) roxo (33) delineador (28) novidades (28) festa (25) artistica (22) azul (22) preto (22) dia-a-dia (20) dourado (20) make up (20) rosa (20) glitter (19) inspiração (16) trabalhos (16) swatch (12) make (11) paleta (10) tosquera (10) clientes (9) laranja (9) sobrancelhas (9) cilios postiços (8) vinho (8) NYX (7) coastal scents (7) concurso (7) dica (7) esmalte (7) lilas (7) verde (7) vult (7) BBB (6) fotografia (6) video gringo (6) youtube (5) antes e depois (4) crazy stuff (4) glítter (4) marrom (4) DIY (3) boneca (3) carnaval (3) maletas (3) organização (3) primer (3) TAG (2) maquiagem masculina (2) photoshop (2) vendas (2) c (1) coruja (1) fantasia (1) leve (1) pinceis (1) rimel (1)

cursos de maquiagem

quero me maquiar em porto alegre

anuncie no blog

Curta o All My Looks

Faça Parte!

All My Looks.com.br. Tecnologia do Blogger.

Sugestões