22 de fev. de 2013

Dicas de livros de maquiagem e cabelos!


Mesmo não sendo uma das formas mais comuns de se aprender assuntos relacionados à beleza, os livros são uma ferramenta excelente pra se aprofundar nos seus assuntos preferidos, e por que não em cabelo e maquiagem?

Photo by missbudgetbeauty

Eu já fiz alguns posts mostrando vídeos que ensinam truques e dão dicas ótimas e acrescentam muito a quem só curte make e cabelo e até a profissionais (posts aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

Eu mesma aprendi grande parte do que eu uso na profissão em vídeos com maquiadores e até amadores excelentes. Tem até um post aqui sobre como aprender a se maquiar sem cursos.

Mas recentemente tenho investido também em livros sobre beleza, e é incrível a quantidade de coisas novas que se aprende com os livros de beleza também. Acho que o conhecimento acaba se aprofundando mais, e existem livros pra todos os níveis de conhecimento desde os mais básicos que podem ajudar quem está começando no meio, até os mais direcionados para profissionais ou amadores mais avançados!


O primeiro livro de beleza que comprei foi o Good To Great Hair, do hair stylist Robert Vetica.


Comprei ele no site internacional Amazon, por dica da queridona Eliana do blog Galochas Rochas que é minha conterrânea aqui de Porto Alegre. O site é ótimo pra comprar livros porque o frete geralmente está incluso ou é bem baixinho, é confiável e o melhor: livros não podem ser taxados pela receita federal. Então dá pra se jogar e até fazer uma compra maior, sem ter medo de uma surpresa na hora de receber. Alguns livros também tem a opção da versão online, mas eu particularmente queria ter o livro em mãos mesmo e achei que valia a pena esperar!

O único contra é que, é claro, os livros são escritos em inglês. Mas pra quem entende um pouquinho já dá pra se virar legal com eles, principalmente porque tem muitas gravuras e dá pra procurar as palavras que você não souber no tradutor sempre! hehe


Comprei o livro pra aprender mais sobre cabelos mesmo, pois minha especialidade é maquiagem mas em produções de beleza pra fotografia e vídeo eu tenho que me virar com o cabelo também, e é claro quero sempre melhorar!


O livro mostra muita coisa desde as ferramentas básicas e classificação de textura de cabelos até um pouco sobre corte, extensões e muito sobre penteados!

Ele é todo ilustrado e grandão e lindo (quem mais gosta do cheiro de livros novos? hahah eu amo!)



 Mesmo pra quem é iniciante dá pra aprender bastante com o livro, mas o mais legal é que tudo é mostrado do ponto de vista de um profissional (e baita profissional, trabalha com altas estrelas de Hollywood tipo Scarlet Johanson e Avril Lavigne), e dá as dicas pra deixar mesmo o cabelo mais simples, o melhor possível, sem complicações desnecessárias.


O Hair stylist conta o que ele mesmo leva no seu kit pra uma produção, e fala o que considera essencial.


O mais legal de ver dicas desse ponto de vista é que em livros independentes assim não se fala em marcas e produtos específicos, e sim tipos de produtos e quais as qualidades que fazem eles cumprirem seu papel de verdade. Assim a gente não fica preso àquela coisa de "preciso ter o produto TAL pra fazer isso", e aprende a escolher sozinho qual o melhor produto dentro das possibilidades reais.


A parte de penteados foi uma das que mais me atraiu, pois ele pega vários tipos diferentes de cabelo (em cor, comprimento e textura), e mostra diferentes looks que podem ser feito com ele, e o passo a passo explicado em texto e em fotos! Dá pra ver que um cabelo digno de red carpet não é tão difícil assim!

clica para abrir grande!

Outro livro que comprei foi por dica de uma professora de um curso de estética que fiz, que classificou o livro como divisor de águas na vida profissional dela, e um livro básico pra qualquer profissional da área da beleza. Fiquei namorando ele por um tempo, até que encontrei em  promoção um cumpom de uma livraria com super desconto no Groupon, que eu sabia que tinha ótimos livros e acabei levando esse!

O livro é Visagismo, Harmonia e Estética do Philip Hallawell



É um livro mais direcionado pra profissionais ou pra quem deseja saber os assuntos relacionados ao rosto e assimetria de uma forma ampla e ao mesmo tempo super detalhada - que leva em conta os aspectos individuais da pessoa como um todo: desde o rosto e o formato de cada parte do rosto, o cabelo, a forma forma óssea e até mesmo a personalidade.


O livro é repleto de conteúdo e tem mais texto do que ilustrações, embora ainda tenha vários desenhos pra demonstrar as teorias descritas!



Não é um livro pra folhear rapidamente, precisa de bastante atenção e estudo, é muito enriquecedor e vale muito a pena!




Outro livro de maquiagem muito legal (e esse é bem mais ilustrativo) é o Make Up The Ultimate Guide, da Rae Moris. Esse eu li emprestado da Eliana e não tenho e pra mostrar detalhes, mas também vale super a pena! A Marina do 2beauty fala um pouco mais sobre ele aqui! (também é em inglês)




Infelizmente no Brasil ainda não temos tantas opções de livros de beleza, e os que tem costumam ser bem mais caros do que lá fora. Mas cada dia mais livros brasileiros tem sido lançados, e fica mais fácil de encontrar opções, muitas vezes com um preço mais acessível! Pra quem quiser procurar, eu sei que o Duda Molinos tem um, a Paula Espelho também lançou um de bolso e procurando em livrarias grandes dá pra achar outras opções!


  • O legal desses livros é que eles fornecem muito mais informação do que a maioria dos cursos consegue passar, e geralmente são feitos por profissionais consagrados ou experts no assunto, o que facilita bastante pra aprender o que realmente importa e pode ser colocado em prática.


 Existem muitos outros livros incríveis de maquiagem e cabelos por aí, eu mesma estou só começando a descobrir tudo isso mas achei legal compartilhar isso com vocês!


Pras comprar livro assim eu tenho procurado bastante vídeos e postagens na internet de meninas que já tem outros livros e recomendam. No youtube tem muita coisa! A própria Eliana, que me deu as primeiras dicas sobre livros tem um vídeo falando sobre as indicações dela aqui!

E vocês, já experimentaram algum livro de beleza?
Sentem vontade de experimentar?

Me contem!
Beijos!

0 comentarios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SHARE

Quem escreve?

Quem escreve?
JuliKa Oliveira, gaúcha de Porto Alegre, trabalha como maquiadora e designer de sobrancelhas e é apaixonada por beleza e compartilhar conhecimento! Contato pelo julika.oliveira@terra.com.br

Tags

tutorial (67) colorido (62) resenha (43) neutros (40) dicas (37) roxo (33) delineador (28) novidades (28) festa (25) artistica (22) azul (22) preto (22) dia-a-dia (20) dourado (20) make up (20) rosa (20) glitter (19) inspiração (16) trabalhos (16) swatch (12) make (11) paleta (10) tosquera (10) clientes (9) laranja (9) sobrancelhas (9) cilios postiços (8) vinho (8) NYX (7) coastal scents (7) concurso (7) dica (7) esmalte (7) lilas (7) verde (7) vult (7) BBB (6) fotografia (6) video gringo (6) youtube (5) antes e depois (4) crazy stuff (4) glítter (4) marrom (4) DIY (3) boneca (3) carnaval (3) maletas (3) organização (3) primer (3) TAG (2) maquiagem masculina (2) photoshop (2) vendas (2) c (1) coruja (1) fantasia (1) leve (1) pinceis (1) rimel (1)

cursos de maquiagem

quero me maquiar em porto alegre

anuncie no blog

Curta o All My Looks

Faça Parte!

All My Looks.com.br. Tecnologia do Blogger.

Sugestões